Páginas

01 abril, 2011

Ötzi, o Homem de Gelo em 3D

Ötzi, o Homem de Gelo em 3D


otzi-795015
O Homem de Gelo, também conhecido como Ötzi (por causa do nome da geleira na qual foi encontrado, em 1991, que se chama Ötztal) é uma múmia humana que foi preservada pelo gelo por cerca de 5300 anos. A importância dessa múmia se deve ao fato de que seu bom estado de conservação permitiu aos pesquisadores compreender melhor como era a vida na Europa durante a Idade do Bronze.
Ötzi foi profundamente estudado (tanto que até as suas últimas refeições foram descobertas – antes de morrer ele havia comido carne de bode da montanha e carne de veado, com acompanhamento de alguns cereais), assim como seus apetrechos e roupas. E agora o Instituto Europeu de Pesquisas Eurac criou e disponibilizou online uma ferramenta de visualização de imagens dedicada inteiramente a essa múmia.
A múmia pode ser vista sob iluminação natural ou ultra-violeta, em 360 graus, e é possível aplicar zoom em qualquer imagem. Além disso é possível visualizar Ötzi em três dimensões, desde que você tenha à mão óculos 3D (se não tiver, aprenda como fazer neste LINK).
Uma curiosidade: a múmia tem 57 tatuagens espalhadas pelo corpo, e todas elas são visíveis através dessa ferramenta do Eurac.

Nenhum comentário:

Postar um comentário