Páginas

20 maio, 2011

A separação dos continentes

Para tentar desvendar alguns dos mistérios sobre como os continentes se separaram há milhões de anos atrás e foram se afastando, um grupo de cientistas da Universidade de Bristol viajou até a Etiópia para analisar a cronologia e a distribuição espacial da atividade magnética e tectônica deste país. Eles se concentraram em buscar evidências de até 30 milhões de anos, com foco nos últimos cinco milhões.
A Etiópia é um lugar ideal para pesquisar a separação dos continentes, pois lá se deu a fissura entre a África e a Arábia, entre 26 e 29 milhões de anos atrás, e continua até hoje. Os cientistas conseguem observar, atualmente, brechas em direção ao sul e o chão do mar se espalhando para o norte.
O que eles descobriram foi que, nos primeiros momentos do rompimento entre os continentes, a injeção de rochas fundidas sobre e abaixo daquele país permitiu o afastamento das placas tectônicas sem “afinar” a crosta terrestre, por causa do magma. Este intervalo prolongado de atividade está, agora, sendo seguido de afinamento da placa tectônica, deixando escapar montes de erupção de lava e afundando a terra abaixo do nível do mar.
As descobertas deste estudo poderiam ajudar os cientistas a descobrir o que está acontecendo naquela área e também esclarecer o afastamento dos continentes no passado. “O mais interessante do trabalho não é só sua ajuda em explicar porque terremotos e vulcões acontecem no norte da Etiópia, mas ele dá boas dicas sobre o processo que aconteceu há milhares de anos e separou os continentes”, disse o pesquisador Ian Bastowl.
[MSNbc]

Nenhum comentário:

Postar um comentário