Páginas

17 agosto, 2011

O nome verdadeiro do jogo da velha

octothorpe O nome verdadeiro do jogo da velha Volta  meia, vejo pessoas se referindo ao simbolo # como “jogo da velha”. Talvez você mesmo só conheça este símbolo por este nome.
Ou em tempos mordernosos, como “hashtag” .
Mas o nome do “jogo da velha” é outro. Este símbolo tem um nome, mas que pouca gente (quase  ninguém) conhece. Ele se chama OCTOTHORPE.
O nome é bem bizarro, mas se pararmos para pensar, “jogo da velha” é tão bizarro quanto, né?
O nome surgiu na década de 60, quando o inventor deste símbolo, Dan Mcpherson, que era um engenheiro da Bell Labs criou o mesmo.
A necessidade deste símbolo surgiu quando foi inventado o sistema DTMF (sigla em inglês para “tom duplo de multifreqüência”) – até então, o octothorpe e o asterisco nem existiam nos aparelhos telefônicos. Com o DTMF, os sinais elétricos de discagem foram trocados pelos sonoros, que podiam ser entendidos pelos computadores das centrais telefônicas. É por isso que até hoje, essa tecla só funciona no sistema de tom, e não no de pulsos. Quando o botão # entra em ação, a conversa é entre telefone e computador.
Mas nos anos 60, muito antes de poder imaginar que os computadores se popularizariam como ocorreu, o sujeito tinha que fazer algum símbolo que representasse aquele serviço de dados. Depois de inventar algo tão simples quanto qatro linhas se cruzando, ele precisava dar um nome para o símbolo.
Assim, Dan batizou o simbolo criado como octothorpe porque fazia menção ao número oito e a um cara que ele admirava, o campeão de decatlo de 1912 Jim Thorpe.
Mas e o número oito? O que tem a ver com o símbolo? Seria o numero da sorte de Dan? Na verdade, não.
Oito é o número total de espaços em branco que cercam o quadradinho central representado no símbolo.
Curiosamente, este símbolo recebe uma miríade de nomes bizarros e curiosos em todo o mundo. Talvez pelo fato de que provém de um passado relativamente recente, seu nome real acabou que “não pegou”.
Na Espanha ele é conhecido como “almofadinha”, nos EUA chamam-no de “pound sign” e em muitos países ele é conhecido apenas como “hash”. E por aqui, além de “jogo da velha” o octothorpe levou outras alcunhas, como cerquilha, porteirinha, cauabanga, caprino, cardinal, tralha, malha, grade, quadrado, Sharp, jogo-do-galo, mosca, jogo-do-gato, lasanha, moiteiro, cruzadinha, chiqueirinho e cerquinha.
fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário