Páginas

13 agosto, 2012

Um misterioso parafuso de 300 milhões de anos?


A história do estranho parafuso é a seguinte:
No verão de 1998, cientistas russos que estavam investigando uma área com 300 º km a sudoeste de Moscou sobre os restos de um meteorito, descobriram um pedaço de rocha que incluía um parafuso de ferro. Os geólogos estimam que a idade da rocha é 300-320 milhões de anos.
Naquela época, não eram apenas formas de vida inteligente na Terra, nem mesmo …..
dinossauros não aparecem na sua superfície. O parafuso, o que é claramente visível na cabeça ea porca, tem um comprimento de cerca de cm e um diâmetro de cerca de três milímetros.
Os cientistas inicialmente pensou que o parafuso estava em uma máquina agrícola. Mas o parafuso foi firmemente fixada na rocha.
Caso de “erro” foi excluída porque, além disso, como mostrado por estudos posteriores, o parafuso há realmente uma quantidade enorme de tempo, já que os átomos de ferro do parafuso e os átomos de silício (a partir do qual a rocha é constituída principalmente) se espalharam em todo o ylika.Oi dois raios-X revelou que existem dentro dos parafusos de rocha e semelhantes .. , bem como duas pequenas bolas redondas que têm orifícios quadrados.
Este achado tem sido estudada intensivamente em várias instituições científicas da Rússia – de geólogos, físicos, paleontólogos, mineralogistas e provou que o parafuso foi no sedimento antes de ser montado sobre uma rocha. Todos os técnicos que examinaram os resultados estão convencidos de que o parafuso foi construído artificialmente e não um produto de um processo natural.
Bom, como podemos ver pela foto, realmente a rocha parece ter um parafuso dentro dela. Mas sei lá. Eu fico com o pé atrás de qualquer coisa datada por carbono 14, porque acho um método meio questionável de datação para certas coisas. Se não havia gente na face da terra e nem sequer dinossauros, como que pode ter um parafuso desta idade?
Há quem aponte uma simples resposta para este problema: “É uma peça caída de um disco voador!”
Eu sou meio cético com relação a estas ideias de peças caindo de discos voadores. Eu até aceito que existam discos voadores, Aliens e tudo mais, mas tenho dificuldade em admitir equipamentos tão sofisticados ao ponto de fazer o que eles fazem perderem peças assim, como se fosse o Fiat 147 modelo 1983 do verdureiro da minha esquina.
Eu penso que tudo poderia ser mais simples, se considerarmos que esta datação pode estar simplesmente equivocada. Vamos imaginar um leito de pedras onde um belo dia, uma maquina agrícola antiga deixe um parafuso cair. Ele cai no leito e chove em cima. Com o tempo, o parafuso de metal irá se oxidar. Dependendo dos compostos dissolvidos na terra, a temperatura, os fatores extrínsecos, mesmo os mais improváveis como raios caindo no campo, poderiam mudar a constituição deste metal e fundí-lo à rocha, muito mais antiga que o parafuso em si? Não sou geólogo ou químico para dizer, mas não acho que seja impossível levarmos uma hipótese assim em consideração. Aliás, em termos de probabilidade isso já daria de mil a zero na chance de ser uma peça de uma nave alienígena ou mesmo os restos de uma máquina do tempo.
Nada impede de haver por aí rochas até mais antigas que 300 milhões de anos. (pra falar a verdade, a maioria delas é.) Assim, se hoje mesmo eu enfiar um parafuso numa rocha achada no chão, escolhida ao acaso isso fará dele uma antiguidade super-ultra-mega-sensacional?
O texto, que parece ter se originado num desses periódicos russos cuja fama e seriedade é sempre questionável, menciona que a “prova” da antiguidade da peça é que os átomos teriam se fundido com os átomos de silício.
Parando para olhar esta afirmação com mais cuidado, eu desconfiaria disso. Primeiro porque, vamos imaginar, algum geólogo ache um parafuso preso numa pedra. Qual a possibilidade do cara ter um insight de resolver fazer uma datação naquilo e não simplesmente jogar ele sobre o ombro, considerando-o como “detrito”? Outra duvida que eu tenho é que raio de grana preta é esta que financia pesquisas que fazem análises atômicas em parafusos enfiados em pedras achados pelo chão.
Note que não é algo que surge de uma fonte anônima do governo, que dá para um grupo que financia a investigação. O troço (supondo pelo texto) surge por acaso num sítio arqueológico.
No entanto, admitindo que realmente se trata de um parafuso, e que a coisa é como a matéria, pessimamente traduzida por sinal diz, isso nos levaria a questionar muitas coisas e uma delas é se não existiu alguma civilização mais avançada no passado distante deste planeta. Sempre que olhamos a História, vamos voltando no tempo até os dinossauros, e seguimos para trás, chegando até uma bola fumegante de lava vagando no espaço. Mas o que nos garante que em algum ponto da História, antes mesmo da vida como conhecemos hoje florescer, isso já não tivesse ocorrido antes? E se a Terra já tivesse ocupado outra órbita, diferente da atual? E se o planeta for mais antigo do que sonhamos supor com nossas deduções e estimativas? Essa ideia pode parecer uma completa maluquice, digna de ficção científica do século XIX, mas muita gente acredita nisso. Artefatos como este parafuso só reforçam essas teorias.
O parafuso enfiado na pedra descoberto na Russia, não é nada senão mais um das muitas coisas estranhas descobertas com datas estimadas difíceis de explicar. Neste site aqui eles falam de outros supostos objetos, alguns que poderiam ter sido contemporâneos do misterioso parafuso, como uma corrente de ouro pequena, encontrada em Morrisonville, Illinois, USA, em 1891. A corrente artisticamente modelada, foi descoberta enterrada numa pedra que teria vindo do interior de uma mina de cal, datada de 300 milhões de anos.
2003 10 27 ironpot Um misterioso parafuso de 300 milhões de anos?
Além da corrente, também nos EUA, uma panela de ferro foi encontrada e datada em 300 a 325 milhões de anos. A descoberta da panela misteriosa surgiu em Oklahoma no ano de 1912. Tudo se deu por acidente, quando dois funcionários da Usina Elétrica Municipal de Thomas, estavam usando pás para alimentar com carvão o forno da usina. O carvão era de origem de uma mina próxima, localizada perto de Wilberton. Os empregados acharam um pedaço de carvão que era grande demais para suportar, de modo que os trabalhadores pegaram uma marreta para partí-la. Após diversas marretadas, o carvão finalmente se rompeu, revelando uma estranha e insólita surpresa no seu interior:
Os operários descobriram que o bloco continha uma panela de ferro. Quando o vaso foi removido do bloco, não conseguiram determinar sua origem. Sem conseguir estabelecer a origem da panela, vários especialistas examinaram o carvão ao redor da mesma e determinou-se que a mina teria sido formada entre 300 e 325 milhões de anos atrás. Até hoje a pergunta de como a panela de ferro foi parar ali, está sem resposta.
Seja como for, o caso do misterioso parafuso de 300 milhões de anos pode ser muito, muito mais simples do que naves alienígenas ou mesmo máquinas do tempo e civilizações pré-terrestres. Dá uma olhada nisso:
S90 Um misterioso parafuso de 300 milhões de anos?1 crinoid small Um misterioso parafuso de 300 milhões de anos?
Outros parafusos misteriosos enfiados em rochas? As naves dos Ets estão desmontando?
Claro que não! Isso são fósseis de cirinoides.
Os Cirinóides são animais exclusivamente marinhos que ocupam todas as profundezas até aos 6000 metros. Atualmente, a classe conta com apenas algumas centenas de espécies mas o registo geológico mostra uma biodiversidade muito maior dentro do grupo. Veja outros fosseis de cirinóides aqui. 
P9270034 300x225 Um misterioso parafuso de 300 milhões de anos?
O modo de vida dos crinóides é variável. Algumas espécies vivem fixas a um substrato por um pedúnculo durante todo o ciclo de vida; outras podem apresentar fase adulta ou larvar de vida livre. O substrato dos crinóides pode ser um material rochoso, um fundo arenoso ou objetos como madeira que circulam à deriva.
A maioria dos crinóides actuais não é séssil e faz parte do zooplâncton dos oceanos. É interessante notar como os fósseis de cirinóides parecem mesmo com parafusos fossilizados. Não duvido de um estagiário do jornal tablóide de Moscou sob pressão para fazer alguma matéria bombástica, dando de cara com uma foto dessas na net e preenchendo as lacunas com sua mente criativa.  E isso envolve sugerir que um objeto cilíndrico cm anéis concêntricos seja um parafuso, que não tem anéis concêntricos, e sim helicoidais.
Quanto o cordão e a panela, não sei como explicar, talvez simples fraudes para vender jornal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário