Páginas

30 novembro, 2012

Nasa desmente que o mundo vá acabar em 21 de dezembro


Reprodução
Apocalipse
Não espere ver algum acontecimento que acabe com o mundo no dia 21 de dezembro deste ano, pois aNasa desmentiu todos os boatos a respeito do suposto apocalipse. A agência espacial americana resolveu se envolver no assunto porque recebeu diversas cartas de gente pedindo informações a respeito - o que poderia ser ignorado, se algumas delas não tivessem sido escritas por crianças e outras, por quem ameaça se suicidar antes da data.

A agência realizou uma conferência na quarta-feira, 28, para tratar do tema e ainda criou uma seção especial sobre isso em seu site oficial, segundo a BBC. "Estamos fazendo isso porque muitas pessoas escrevem para a Nasa pedindo uma resposta. Em particular, estou preocupado com crianças que me escrevem dizendo que estão com medo, que não conseguem dormir, não conseguem comer. Algumas dizem que estão até pensando em suicídio", afirmou o astrobiologista David Morrison, do Centro de Pesquisa Ames, da Nasa.

"Há um caso de um professor que disse que pais de seus alunos estariam planejando matar seus filhos para escapar desse apocalipse", disse. "O que é uma piada para muitos e um mistério para outros está preocupando de verdade algumas pessoas e por isso é importante que a Nasa responda a essas perguntas enviadas para nós."

O problema maior é o calendário maia, que termina em 21 de dezembro, o que seria o indicador de que algo acontecerá para acabar com o planeta. Em outra teoria, dos anos 1970, o escritor Zecharia Sitchi se baseia em textos da civilização Suméria para afirmar que um planeta se chocaria com a Terra. Alguns chamam esse planeta de Nibiru, outros, de Planeta X.

"A data para esse suposto choque estava inicialmente prevista para maio de 2003, mas como nada aconteceu, o dia foi mudado para dezembro de 2012, para coincidir com o fim de um ciclo no antigo calendário maia", explica o site da Nasa.

Quanto ao caso dos maias, aliás, a agência diz que acontecerá o mesmo que acontece quando um calendário de cozinha chega ao fim: nada. Trata-se apenas de um ciclo que, segundo aquele povo, terminaria em 21 de dezembro.

Não há qualquer evidência de que ocorrerá algum alinhamento interplanetário e, mesmo se isso acontecesse, não causaria impactos à Terra. Também está descartada a hipótese de uma tempestade solar e da existência de um planeta em rota de colisão conosco.

"Não há base para essas afirmações", continua a Nasa. "Se Nibiru ou o Planeta X fossem reais e estivessem se deslocando em direção à Terra para colidir com o planeta em 2012, astrônomos já estariam conseguindo observá-lo há pelo menos uma década e agora ele já estaria visível a olho nu."

Nenhum comentário:

Postar um comentário